top of page

TIMES NORDESTINOS NO BRASILEIRÃO


Fala pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje eu trago para os amigos leitores um pouco sobre as equipes nordestinas no brasileirão 2020. Irei falar sobre cada equipe e o que eu espero de cada uma para a competição. Então fiquem comigo e vamos juntos.


O Brasileirão serie A começa hoje (08) e temos 4 equipes representando o nordeste, são elas: Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport. Neste artigo iremos abordar essas quatro equipes, e para iniciar esse nosso estudo, vamos começar com o campeão do Nordeste, o Ceará do técnico Guto Ferreira, ou Gordiola rs.


Ceará: O atual campeão da Copa do Nordeste chega com a autoestima lá em cima, pois o time não era tido como um dos favoritos, mas surpreendeu a todos e foi buscar a taça no Nordestão. A equipe tinha voltado a jogar no dia 15 de Julho, contra o Barbalha, e estreou com vitória, mas dali em diante não desempenhou um bom futebol, perdeu o clássico para o Fortaleza por 2x1, e derrotou o Ferroviário nas semifinais do Cearense, com uma vitória por 1x0, e com um péssimo desempenho. O Time de Guto Ferreira tinha uma incógnita, não tinha padrão de jogo, mas conseguiu virar a chave no Nordestão e com boas atuações conseguiu chegar ao titulo de forma invicta, onde eliminou o Vitória nas quartas e o Fortaleza nas semifinais. Foram duas vitórias seguras, com bom desempenho e chegou na final como Underdog, mas dentro de campo mostrou seu ótimo momento e venceu o Bahia duas vezes, a primeira partida por 3x1 e a segunda por 1x0 e consequentemente o titulo. Para mim o titulo da Copa do Nordeste tem nome e sobre nome; Guto Ferreira, carinhosamente chamado de Gordiola. O Guto tem coragem de sacar as estrelas do time e apostar em jovens como Cleber, Rick e Fernando Sobral que era até cotado a saída do clube. Então o titulo do Ceará tem muito o dedo do treinador. Agora falando sobre brasileirão, o Ceará irá ter dificuldade, não vejo com riscos de rebaixamento, mas também não dá para disputar uma vaga na Libertadores, por exemplo. Apesar do titulo, para disputar o brasileiro, eu ainda vejo esse elenco de mediano para fraco, talvez um peso C dentro do Meu Power Ranking. Não vejo o Ceará caindo para 2º divisão, mas vejo com um pouco de dificuldade justamente por conta do mando de campo. Os destaques do Vozão é o meia Vinicius, que foi escolhido o craque da Copa do Nordeste e o seu treinador que vai saber armar muito bem essa equipe, principalmente fora de casa. O Ceará estreia hoje contra o Sport em Recife.


Fortaleza: Comando por Rogério Ceni, o Fortaleza vai disputar pela segunda vez seguida a elite do futebol brasileiro, o leão do PICI até tinha voltado bem no pós-pandemia no campeonato cearense, mas na copa do nordeste só jogou bem contra o América RN, onde venceu por 3x1 de virada. Contra Sport e Ceará o time foi péssimo e teve que amargar a eliminação justamente para o seu rival. Para o Campeonato brasileiro eu vejo o Fortaleza um pouco a frente do Ceará, mas na mesma prateleira. O Fortaleza tem uma pequena vantagem pelo fato de ter um elenco mais qualificado e com mais peças acima da média em comparação ao Ceará, o leão do PICI também tem mais entrosamento pelo fato do elenco está jogando junto a mais tempo, porem tem que colocar isso em prática. Rogerio tem bons nomes como Osvaldo, Welinton Paulista, Romarinho, entre outros. Não vejo o Fortaleza disputado até a última rodada a sua permanência, mas vai ter um pouco de dificuldade. Uma vaga na sul-americana já fica de bom tamanho pro Leão. O Leão do PICI estreia hoje contra o Athlético PR, no Castelão.


Sport: O retorno do Leão da ilha foi horroroso. O time já reestreou com uma derrota para o Santa Cruz, e além de ficar de fora das semifinais do pernambucano, ainda teve que disputar os playoffs de rebaixamento, isso é, com todo respeito, uma vergonha para um time de série A. Comando por Daniel Paulista, o time teve péssimas partidas nesse pós-pandemia, talvez a melhor partida foi contra o Fortaleza, em jogo válido pelas semifinais da copa do nordeste, onde o mesmo empatou por 0x0, mas foi eliminado nos pênaltis. Junto com o Atlético de Goiás, o Sport tem o pior elenco, e além de não ter boas peças, ainda tem um treinador que não conseguiu dar padrão de jogo a equipe e, em minha opinião o Daniel nem é um péssimo treinador, apenas ele não tem boas peças para conseguir colocar melhor sua ideia de jogo. Hernane, o brocador é o principal nome para essa serie A. Ao contrario de Fortaleza e Ceará, eu vejo o Sport sofrendo esse ano, acredito que o time é forte candidato ao rebaixamento, e dentro do meu Power Ranking só está na frente do Dragão Goiano. Outra coisa que vai pesar contra o Leão da Ilha é a questão de não poder contar com sua torcida, que sempre foi fundamental e por muitas vezes empurrava o time até a vitória, infelizmente esse ano o Leão não vai poder contar com o:

"Pelo Sport nada? Tudo! Pelo Sport nada? Tudo! Então como é, como vai ser e como sempre será? Cazá! Cazá! Cazá, cazá, cazá! A turma é mesmo boa! É mesmo da fuzarca! Sport! Sport! Sport!"


Bahia: O Bahia, junto com o Fortaleza, talvez tenha sido as decepções da Copa do Nordeste, certo que o Bahia chegou na final, mas a expectativa era muito grande em cima dessas duas equipes e para mim as duas foram decepções, talvez não em resultados, já que uma chegou nas semifinais e outra na final, mas decepção em relação ao desempenho. O time baiano, no papel, tem o melhor elenco entre os 4 nordestinos que irão disputar a série a, mas isso tem que passar para as 4 linhas. O Bahia talvez seja o time que mais possa almejar algo maior dentro do brasileirão, talvez uma vaga na pré Libertadores, mas para isso o time vai ter que jogar, coisa que não vem jogando. E uma coisa me preocupa, que é um possível desgaste dos jogadores com o Roger Machado, para quem não sabe, o Roger é um ótimo treinador, que dar treinos altamente modernos e que tem ótima ideia de jogo, mas uma coisa que sempre acontece por onde ele passa, é não ter força para segurar o vestiário, aconteceu no Grêmio, no Palmeiras e pode está acontecendo agora. Pelo elenco que o Bahia tem, é inadmissível o time desempenhar tão mau. Sinceramente começo ver isso dentro do Bahia, eu espero está errado e que o Roger, junto com o Bahia consiga bons resultados dentro do Brasileiro. Falando um pouco mais do Roger, o que falta pra ele é um titulo pesado, para dar mais respeito para ele, e a Copa do Nordeste com certeza era uma ótima oportunidade. Os bons nomes do Bahia é o camisa 10, Rodriguinho, campeão brasileiro com o Corinthians em 2017, o volante Gregori e o seu treinador, mas para isso o elenco tem que continuar comprando a ideia de Roger. Dentro do meu Power Ranking de técnica, o Bahia tem um peso B-. O Bahia era para estreia amanhã (09) contra o Botafogo, mas hoje o time entra em campo em jogo válido pela final do campeonato baiano, e o jogo de amanhã foi adiado.


Bom pessoal, esse é o meu artigo sobre as equipes nordestinas nesse brasileirão. Espero que vocês tenham gostado do conteúdo e que tenha agregado valor a vocês. Forte abraço e até a próxima.





73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page