top of page

Reta final na COSTA RICA



O campeonato Costarriquenho foi um dos primeiros à retornar após a paralização do futebol mundial, antes desconhecida de muitos acabou sendo uma das poucas oportunidades que nós apostadores e traders tivemos para a retomada dos trabalhos.


Mas qual a história desta liga, o que ela tem para nos dizer no geral, como ela funciona? Vou abordar mais sobre ela neste artigo para que vocês possam se preparar para o que esta por vim nesta reta final da competição.


A liga foi iniciada em 1921 e historicamente essa competição tem os seus favoritos ao título e os que mais mandam nela, equipes como o Saprissa, Alajuelense e Herediano costumam ser os maiores vencedores e equipes a serem batidas na competição.


Saprissa: A equipe não esta participando desde o inicio da competição, sua 1ª participação foi em 1949, de lá pra cá já são 34 títulos da liga nacional, o maior campeão da competição.

Alajuelense: Segunda maior vitoriosa da competição, a equipe esta desde 1921 competindo, já são 29 títulos nacionais.

Herediano: Campeã da Apertura neste ano, a equipe tem 27 títulos e também disputa desde 1921 a competição.


A Liga Promerica atualmente está dividida em Apertura e Clausura, a forma de disputa de ambos são de turno e returno, classificando os 4 primeiros colocados, entre 12 equipes, para um mata-mata. O vencedor da final enfrenta o primeira colocado da fase de pontos corridos, caso seja a própria equipe esta fica com o título e uma caga para a Liga da CONCACAF. Critérios de desempate são de Saldo de Gols, seguido de Gols-Pró e Confronto Direto de Saldo.

Para o rebaixamento, a equipe com menos pontos somando Apertura e Clausura cai para a Segunda Divisão. Esta edição a equipe U.C.R. é quem esta com 1 pé e meio para cair.


Na Apertura desta edição, como dito, o Herediano foi o campeão, mas a equipe não foi a 1ª colocada na fase de pontos. O Alajuelense ficou em 1º com 52 pontos, seguido do Saprissa, Herediano e San Carlos.

No mata mata, o 1º pega o 4º e o 2º o 3º, o Alajuelense venceu o jogo de volta por 3x0 após empatar sem gols na ida, já o Herediano empatou os dois jogos em 1x1, decidiu nos pênaltis e passou o Saprissa.

Na final o Herediano venceu o primeiro jogo por 2x0 e depois arrancou um empate por 0x0. Vencedor da fase de pontos, o Alajuelense teve uma segunda chance para enfrentar o Herediano. Mas a equipe conseguiu de novo bater o líder de pontos, venceu por 1x0 na ida, depois perdeu por 2x1, acabando decidindo nos pênaltis o título.


Atualmente apenas o Saprissa está classificado para a próxima fase, com 39 pontos ninguem mais o tira do G4.

Alajuelense com 36 pontos precisa de uma vitória simples para se classificar ou que Jicaral e Guadalupe tropecem na próxima rodada, Herediano (que já tem vaga na CONCACAF) tem 33 pontos, e tem situação semelhante ao do Alajuelense, apenas somando o Grecia para tropeçar.

A real é que esses 3 dificilmente irão ficar de fora do G4, o que resta saber é a 4ª vaga.


Os candidatos são:

4º - Cartagines 31

5º - Jicaral 29

6º - Guadalupe 28

7º - Grecia 25

8º - San Carlos 23

Faltando 3 rodadas para finalizar, começa a ficar mais difícil a situação para San Carlos e Grecia.


Confrontos interessantes para se acompanhar nas próximas rodadas:


Rodada20

4º Cartagines(31) x (33)Herediano 3º (Confronto direto)

1º Saprissa(39) x (29)Jicaral 5º

12º U.C.R. x (23)San Carlos 8º

6º Guadalupe(28) x (36)Alajuelense 2º


Rodada 21

1º Saprissa x Grecia 7º (Se a equipe do Grecia vencer o vice lanterna Limon na 20ª rodada)

6º Guadalupe x Jicaral 5º (Confronto direto)

11ºLimon x Cartagines 4º (Pode ser o jogo da classificação)

8º San Carlos x Herediano 3º (Se o vencer a 20 rodada e seus adversários não)


Rodada 22

5º Jicaral x Alajuelense 2º

4º Cartagines x Guadalupe 6ª (Possível confronto direto)


*Grecia e San Carlos se enfrentam, mas essa partida depende de muitos resultados paralelos na 20ª e 21ª rodada, mas é bom deixar anotado.


Interessante visualizar os jogadores e estilo dessa equipes, pois no mata-mata tudo pode acontecer, ainda mais que agora temos 5 substituições para serem feitas nas partidas.


Claro que com este retorno sem torcida, o que pode afetar o mando de campo é basicamente o gramado e estilo do campo. É bom se atentar a estas informações quando assistirem as partidas.


E para finalizar este resumo da Liga Costarriquenha, onde podemos assistir estes jogos.


Com certeza isso é importante saber, principalmente para os Traders e quem trabalha in-live, realmente não se tem muitas opções além das "arte manhas" que muitos já conhecem. Na 365 os jogos não passam, apenas por radar. A única opção que eu conheço é o famoso SportZone, tem para celular e PC, mas realmente instala-lo pode ser um pouco chato, mas garanto que VALE MUITO a pena!!!!


BOAS APOSTAS!!!

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page