top of page

O QUE ESPERAR DA RETA FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA


Fala pessoal, hoje o artigo é sobre o meu, o seu o nosso querido campeonato carioca. Neste artigo eu trago tudo de relevante sobre essa reta final do campeonato carioca. No artigo você verá: Pandemia e retorno do campeonato, classificação e regulamento, como as equipes voltaram, o que eu espero dessa reta final e por fim duas peculiaridades: forma física e a tão inovadora 5 substituições. Fiquem comigo até o final e saia dessa leitura com mais conhecimento sobre essa reta final da competição.


Pandemia e retorno:

Depois de três meses paralisado por conta da pandemia do novo corona virús (Covid19), o campeonato carioca volta a ser disputado, a competição volta aos holofotes rodeada de varias emoções e opiniões, pois a quem é a favor do retorno do futebol no estado do Rio e a muitas, mas muitas outras que é contra esse retorno. O Campeonato já tinha retornado no último dia 18, mas teve o adiamento dos jogos no mesmo fim de semana, o motivo é que tanto o Fluminense quanto o Botafogo era e são totalmente contra a volta dos jogos. Vale lembra que o estado do Rio de Janeiro ainda não controlou a situação e a curva do corona vírus ainda não foi jogada para baixo e, justamente por conta desta situação que Flu e o glorioso entraram com uma ação para que não precisassem jogar as partidas. Bangu x Flamengo marcarão o retorno do campeonato, no último dia 18, no Maracanã, maracanã esse que tem anexado ao seu lado um hospital de campanha, onde, ao mesmo tempo que ocorria o jogo, o corona vírus levava mais duas vitimas, duas pessoas que perderam suas vidas bem ali, ao lado do Maracanã. O campeonato teve mais um jogo no dia 19, mas foi paralisado por conta das ações de Fluminense e Botafogo e os jogos que estavam marcados para o mesmo fim de semana foram adiados. A paralisação durou por uma semana e, no último sábado, (27) já teve jogo no estado do Rio de Janeiro. Minha opinião: Não quero aqui julgar quem tá certo ou quem tá errado, quero expressar minha opinião sobre essa situação e o que eu penso é que a competição foi antecipada, os motivos ainda não sabemos, mas que existiu uma pressão exacerbada existiu. No cenário que vivemos ainda vejo como cedo de mais, não apenas por questões sanitárias, mas sim por humanismo.


Classificação e Regulamento:

Tá bom, eu sei que entender o regulamento da competição não é fácil, mas a gente vai fazer um esforço... Nesse momento falta apenas uma rodada da fase de grupos da Taça Rio, os dois primeiros de cada grupo se classificam para as semifinais.


Classificação:


Como vocês podem ver o Flamengo já está classificado no grupo A, Botafogo, Boa Vista, Portuguesa Rj e Bangu disputam a segunda vaga. No grupo B, o Fluminense é o líder do grupo e se tivesse pelo menos somado um ponto ontem já teria se garantido nas seminais da taça rio, mas com a derrota de 3x0 para o organizado Volta Redonda, o time das Laranjeiras ainda não tem a vaga garantida, mas segue na liderança com 9 pontos. Volta Redonda, Madureira, Vasco e Resende também estão na disputa.


Regulamento:

Agora vamos botar nossa genialidade em dia para poder entender o regulamento. Para começar vamos relembrar aqui que o campeão da taça Guanabara foi o Flamengo de Jorge Jesus e o campeão da taça Guanabara já garante vaga nas semifinais do campeonato carioca. Agora vamos voltar para a taça Rio: Assim como na taça Guanabara, o campeão da taça Rio também garante vaga na semifinal do carioca, que fica assim: campeão da taça Guanabara + campeão da taça Rio + os dois melhores na classificação geral tirando esses dois que já foram campeões. Ex: o Flu ganha a taça Rio, o Fla já ganhou a Guanabara, então os dois colocados na classificação geral fora Fla e Flu, disputam a semifinal do estadual com Fla e Flu que foram campeões dos primeiros turnos. Ufa! (Vale lembra que se o Flamengo for campeão da taça Rio e ficar em primeiro na classificação geral, o Rubro Negro carioca leva o campeonato estadual de forma direta, sem precisar de final) Agora sim! Ufa três vezes.


Como as equipes voltaram.

Ontem, dia 28, teve quatros jogos, jogos esses validos pela 5ª rodada da Taça Rio, entraram em campo: Botafogo x Cabofriense, Madureira x Resende, Vasco x Macaé e Fluminense x Volta Redonda. O Botafogo goleou a Cabofriense por 6x2 e eu me surpreendi com a atuação do glorioso, o destaque fica por conta dos rápidos contra-ataques do time de general Severiano e o ponto fraco foi à defesa bem vulnerável, certo que estava bem desfalcado na parte defensiva, até Benevenuto jogou improvisado. Pelo lado da Cabofriense só vi aquilo que já imaginava, um time fraco tecnicamente, talvez um dos piores da competição. Madureira x Resende: Nesse jogo tive uma boa surpresa, vim um Resende bem compacto e com boa saída de jogo, time jogou com a bola no pé e soube envolver o Madureira, que por sua vez foi um dos times que mais foi prejudicado com essa pandemia, ao total foram 18 jogadores embora, o time deu uma mesclada entre novas contratações e jovens do sub 20, até o treinador saiu e deu vaga ao do sub20. Vasco x Macaé: O gigante da colina estreou bem, meteu 3x1 no Macaé, com destaque individual para Germán Cano, o cara mete um Hat-trick logo no primeiro jogo pós pandemia. Gostei da boa forma física do Vasco, jogaram com imposição de força e isso contou muito para o Cruz-maltino somar os 3 pontos. O jogo também marcou a estreia de Ramon, ídolo vascaíno que substitui Abel Braga. Pelo lado do Macaé vi um time até um pouco organizado e rassudo, pois apesar de perder de 3x1, vendeu caro essa derrota e, talvez se o Vasco não tivesse o pênalti ao seu favor logo ali no inicio, talvez esse jogo tivesses sido mais complicado. O que não gostei no Macaé foi o enorme espaço pelo lado esquerdo de sua defesa, todas as jogadas de gols e lances perigosos do Vasco foram nas costas do lateral esquerdo. Flumienense x Volta Redonda: Antes do jogo eu tinha comentado com alguns seguidores que esse seria o jogo mais complicado entres os grandes, pois o Fluminense voltou a treinar há poucos dias, tinha a volta do Idolo Fred, mas estava sem o seu principal jogador, o Nenê. O Flu foi tipo uma “decepção” até porque o Must Win não era o mesmo comparado a Botafogo e Vasco. Pelo lado do Voltaço eu fiquei muito feliz pelo o que eu vi, um time compacto, organizado, sabendo o que queria e com a vantagem de poder repetir a mesma escalação do último jogo, lá em Março. Certo que o Flu jogou o jogo quase todo com um a menos, mas mesmo assim perdeu a chance de depender apenas das suas próprias forças para jogar a semifinal do carioca.


O que esperar: Aqui vai uma analise técnica junto com um pitaco: No grupo A, o Flamengo já está garantido e, olhando para os confrontos da última rodada, vejo o Botafogo saindo na frente de seus concorrentes e garantido a segunda vaga do grupo A. No grupo B tá um pouco mais equilibrado, mas vejo o Fluminense ficando com a primeira vaga e o Volta Redonda ficando com a segunda vaga, apesar do Vasco ter jogado bem e possivelmente vá vencer seu adversário, ainda vejo o Volta Redonda ficando com a segunda vaga. Veja a classificação ali em cima para analisarem e fazerem seus palpites do que pode acontecer. Vendo desta forma, a semifinal ficaria assim: Flamengo x Volta Redonda e Fluminense x Botafogo. Desta forma vejo o Flamengo levando a taça Rio, ficando em primeiro na classificação geral e já sendo campeão direto, sem precisar jogar a final do estadual.


Peculiaridades que importam:

Forma física: Sei que falta apenas uma rodada, mas vale destacar esse quesito pelo resto da competição, as duas esquipes que voltaram a treinar primeiro foram Flamengo e Vasco, e foram justamente essas duas equipes que mostraram mais condições físicas e isso tem muita relevância, justamente pela a forma que o futebol é jogado hoje em dia, com muita compactação, intensidade e diminuição de espaço. Como falei ali em meu “pitaco” não vejo o Vasco ficando com a segunda vaga, e por esse motivo não vai se beneficiar tanto da condição física. Já o Rubro Negro com certeza ira até o final, ira ser superior mais do que já é e, consequentemente se sagrar campeão do Carioca 2020.


5 substituições: Devido a pandemia do novo corona vírus (Covid19), a Fifa colocou em pratica um projeto que já estava em pauta, mas a pandemia fez com o que esse projeto fosse dado mais atenção e incorporado no futebol mundial. Desde a volta da Bundesliga que as 5 substituições estão em vigor, mas vale lembra que é apenas provisória. Eu resumi essas 5 substituições em uma simples fala: Quem é forte vai ficar mais forte. Quem é fraco vai ficar mais fraco. Agora trago o ex: No jogo do Flamengo contra o Bangu, o técnico Jorge Jesus usou as 5 substituições, Saíram: Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gerson, Willian Arão e Bruno Henrique. Entraram: Vitinho, Michael, Diego, Thiago Maia e Pedro. Olhem só o banco do JJ, são substituições de alto nível, é quase 6 por meia dúzia, e os parabéns vai para o planejamento da diretoria Rubro Negra, agora me diga, dos 20 clubes da serie A, quem vai ter essa força no banco de reserva. Agora imagina ai o Botafogo fazendo as 5 substituições, (Desculpem torcedores do glorioso, nada contra o clube) Quem é forte vai ficar mais forte. Quem é fraco vai ficar mais fraco.

Bom pessoal, eu espero que vocês tenham gostado desse mini-guia da reta final do carioca. Forte abraço e fiquem em paz!






98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page