top of page

Jogadores brasileiros naturalizados seriam a “salvação” da China na copa de 2022? Por Tipster Pet

Fala, galera! Tudo bem? Aqui é Tipster Pet. Como muito provavelmente vocês já sabem, sou apostador profissional e me especializei nas ligas asiáticas. Hoje vou falar um pouquinho sobre uma estratégia da China para que alguns jogadores brasileiros que se destacam na CSL joguem por sua seleção na Copa do Mundo 2022.

Trajetória da China na Copa do Mundo da FIFA

Como não deve ser novidade pra ninguém, a China é um país nada tradicional quando se trata de copas do mundo, certo? Inclusive, conseguiu se classificar apenas uma vez em toda a história dos mundiais. Isso aconteceu em 2002, quando a Copa foi sediada em dois países: Japão e Coreia do Sul.

Em sua passagem pelo campeonato da FIFA, a China já foi eliminada logo na fase de grupos e saiu da competição sem marcar gol algum e acabou sofrendo 9. Dentre os três jogos da primeira etapa, a equipe, que na época era conduzida pelo ex-volante sérvio, Bora Milutinović, perdeu todos - não conseguiu garantir nem um empate sequer. Mas, vale ressaltar que a China caiu em um grupo de peso, pois tinha como oponente, além de Turquia e Costa Rica, o Brasil, que conquistou seu pentacampeonato nesta copa - ora, se não temos um Sherlock Holmes por aqui - mas sempre vale lembrar desse feito, né. (Inclusive, saudades! Só quem viveu sabe).

Mas, brincadeiras a parte e voltando a falar sobre a China, o país encontrou uma nova estratégia para tentar alavancar sua história na Copa do Mundo. E também, já que falamos um pouquinho de Brasil, nossos conterrâneos provavelmente irão desempenhar um papel importantíssimo nesse novo caminho que o país mais populoso do mundo está buscando traçar.

Como jogadores brasileiros poderão mudar a trajetória da China na Copa do Mundo?

A Superliga da China, também conhecida como CSL, é uma das competições que mais conta com jogadores brasileiros do mundo. Na primeira divisão do campeonato, por exemplo, são 16 times ao todo, e um número aproximado de 30 jogadores nascidos no Brasil.

Dentre os mais conhecidos, podemos destacar Hulk, Oscar, Miranda e Ricardo Goulart, que trazem um excelente nível de jogo para o campeonato. Mas, outros nomes também se destacam na competição, e alguns deles já estão naturalizados chineses, ou com processo de naturalização quase finalizado.

De acordo com a equipe do China Brasil Futebol, há pelo menos 5 nomes em destaque, que para nós brasileiros não são tão conhecidos, e muito provavelmente poderão defender a seleção chinesa em 2022. Esses nomes são:

Elkeson de Oliveira Cardoso: naturalizado chinês e agora chamado Ai Kesen, já atuou pela seleção da China em 2019 e fez história, sendo o primeiro jogador estrangeiro sem origem asiática a fazer parte do elenco.

Aloisio dos Santos Gonçalves: revelado em 2007 pelo Grêmio, o jogador atuou em outros times maiores por aqui. Seu auge no Brasil foi em 2013, no São Paulo, e logo em seguida já foi jogar na China.

Fernando Henrique da Conceição: foi revelado em 2012 pelo Flamengo, mas atuou por pouquíssimo tempo como profissional no Brasil, já sendo transferido para a Europa e em seguida, China.

Alan Douglas Borges dos Santos: iniciou sua trajetória no Fluminense, em 2008. Em seguida, foi para a Áustria e acabou indo atuar pelo Guangzhou Evergrande, em 2015;

Ricardo Lopes: revelado pelo Ituano em 2013, logo em seguida foi atuar na Coreia do Sul;

Esses são os nomes em destaque até então. Será que virão outros por aí? O objetivo mínimo é fazer com o país seja classificado, o que não teria acontecido por 20 anos.

Mas e aí, quais são as chances desses nomes brasileiros trazerem um diferencial para a seleção chinesa? Como especialista em CSL, posso dizer que para o campeonato local, eles realmente elevam o nível da competição, mas ainda não tenho minha opinião formada sobre essas habilidades contra grandes seleções em copa do mundo.

Deixem suas opiniões nos comentários e vamos aguardar pra ver no que dá, certo?



42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page