top of page

GUIA DO CAMPEONATO CEARENSE


Fala pessoal, tudo bem com vocês? Trago para os amigos leitores mais um artigo voltado para o retorno do futebol brasileiro, agora é a vez do campeonato cearense (meu xodó) que tem data já marcada para o retorno, que é na próxima segunda-feira (13).


Como parou o campeonato: Pacajus e Ferroviário fizeram a abertura da 6ª rodada no dia 15 de Março, essa partida também marcou a paralisação do campeonato cearense por conta da pandemia do novo corona vírus (COVID 19). Com a vitória o ferrão assumiu a liderança isolada do campeonato, com 13 pontos, 1 a mais que o vice líder Fortaleza. Faltavam apenas 2 rodadas para completar a fase de grupo e é desse mesmo ponto que o campeonato será retomado. Como Pacajus e Ferroviário já tinha se enfrentado, ambos os times só retornam na última rodada que está marcada para os dias 13 e 14 deste mês. O Campeonato cearense tem retorno marcado para o dia 13, com três jogos válidos pela 6ª rodada. Aqui em baixo irei anexar a classificação para o melhor entendimento de vocês.




Regulamento: Como vocês viram na classificação ali em cima, esta segunda fase do cearense conta com 8 equipes, onde as 4 melhores colocadas se classificam para as semifinais. Como essa já é a segunda fase do campeonato não a rebaixamento. Os 4 primeiros vão para as semifinais e os outros 4 apenas não jogam mais. Os confrontos são determinados assim: o primeiro colocado enfrenta o quarto colocado e o segundo enfrenta o terceiro em jogos de ida e volta. Vale lembrar que o Guarany de sobral já esta classificado para a serie D e Copa do Brasil do próximo ano, pelo fato do Guarany ter sido campeão da primeira fase, onde contava com 8 equipes, 6 passaram para a 2º fase e os dois últimos caíram para a segunda divisão do cearense. Rebaixados: Floresta e Horizonte. Nessa primeira fase os dois grandes clubes; Ceará e Fortaleza não participam.


Um pouco dos clubes: Mais uma vez quem sai perdendo é as equipes de menos expressão, tem menos dinheiro em caixa, tem contratos curtos e sofrem com falta de estrutura. As pequenas equipes acusaram o golpe e perderam muitos jogadores por conta dessa pandemia. Pacajus, Caucaia, Barbalha, Atlético CE e Guarany de Sobral, essas foram as equipes que perderam muitos jogadores e na minha opinião quem mais perdeu foi o Guarany de Sobral, simplesmente pelo fato de que ele vinham muito bem na competição. O Guarany perdeu todo o seu elenco e até o seu treinador o famoso Washigton Luiz saiu do Cacique do vale. A única saída foi recorrer aos grandes da capital e em parceria com Ceará e Fortaleza, o Guarany vai conseguir jogar o restante da 2º fase, pois o vovô e o leão do pici cederam ao todo 19 jogadores, a maioria meninos da base com grande potencial futuro. Com as outras equipes citadas não foi diferente. O Barbalha perdeu todo os jogadores, e vai jogar essas duas últimas rodadas com o elenco do união, time da segunda divisão cearense. O Pacajus está fazendo um catado para jogar a última partida que falta.


O que eu espero: Agora vamos pra dentro das 4 linhas e não tem como não ver os dois grandes como grandes favoritos, no cenário normal, Fortaleza e Ceará já se sobressai de mais em cimas dos seus adversários, e essa distância vai ficar maior por conta dessa crise. Quem pode tentar da uma beliscada em uma vaga na final é o Ferroviário, que ocupa a 1ª colocação, não perdeu tanto igual os outros e enfrenta o Caucaia na última rodada, mas mesmo assim é uma missão indigesta. Então o que eu espero é um clássico na final, Vovô contra Leão. As duas equipes se mantem muito fortes em comparação aos seus adversários, não perderam jogadores importantes e tem boa estrutura para vencer o condicionamento físico e a rotina de jogos, talvez uma coisa que possa atrapalhar é a reta final da copa do nordeste que será disputada na Bahia.

Bom pessoal, o artigo de hoje é sobre o querido campeonato cearense, espero que vocês tenham gostado do conteúdo apresentado. Forte abraço e até a próxima.





184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page