top of page

Conheça um pouco do CBLOL

Conheça um pouco do CBLOL

O Campeonato Brasileiro de League of Legends, abreviado como CBLOL foi criado em 2012, logo após a abertura do servidor Brasileiro do jogo. Atualmente organizado pela RIOT GAMES criadora do jogo.


Mas como funciona o CBLOL?

Hoje o campeonato e disputado por 8 equipes, e é disputado por ponto corridos, onde cada vitória vale 1 ponto, o torneio é disputado em formato de ida – volta – ida em melhor de um. Onde os times se enfrentam por 3x no mesmo campeonato.

Todos os jogos são disputados nos estudios da RIOT GAMES onde são feitas as partidas.


O que seria esse formato de ida, volta e ida?

Sendo que os times jogam ambos no mesmo estúdio? O League of Legends tem o seu mapa dividido por lados (Lado Azul e Lado Vermelho) Os lados interferem

diretamente no Draft das equipes (Draft é a fase de escolha e banimentos dos persona

Sendo assim nesse formato de lados ficamos como se o , Lado azul fosse o ‘’Mandante’’ e o Lado vermelho como se fosse o ‘’visitante’’ e a serie melhor de 1 é apenas um jogo para se definir quem saiu como vencedor da partida.




Nesse formato de pontos corridos do CBLOL ao seu final ficamos com os 4 melhores times, que fazem as semi finais em uma serie de melhor de 5. Onde os times podem jogar até 5 partidas para definir o seu campeão, mas caso a partida acabe 3x0 temos o campeão da série.

O mesmo acontece na parte de baixo da tabela, sim assim como no futebol também temos times rebaixados para a ‘’Serie B’’ que é conhecida como ‘’Circuito Desafiante’’ hoje também organizada pela RIOT GAMES.


O pior time do CBLOL é rebaixado direto para o Circuito Desafiante, e o sétimo colocado tem uma chance de permanecer na elite do campeonato, jogando contra o segundo colocado do circuito desafiante. O mesmo acontece no circuito onde o Primeiro colocado sobe direto para o CBLOL e o segundo colocado tem que disputas a chance de subir com o sétimo colocado do CBLOL.


O CBLOL é dividido em dois ‘’splits’’ ou como conhecemos no futebol em ‘’Dois turnos’’ sendo que cada turno tem o seu campeão, porém só é conhecido como campeão Brasileiro o time que vence a segunda etapa. Hoje o primeiro split do CBLOL da direito a uma vaga no ‘’MSI’’ um torneio internacional, disputado por times do mundo inteiro, onde o campeão ganha uma vaga no ‘’Mundial de League of Legends’’ que acontece sempre no final de ano.


Imagem do MSI 2019


O campeão do Segundo split é consagrado como Campeão Brasileiro e também da direito a uma vaga direta no mundial de Lol ao final do ano, porém a nossa região do Brasil é considerada uma região de ‘’Sied 2’’ ou seja, como se fosse uma região abaixo da elite, sendo assim tendo que disputar um ‘’pré-mundial’’ para ai sim ir para a fase de grupos real do torneio. Como se fosse uma ‘’Pré-Libertadores’’ para os times menos colocados.

Caso aconteça de um time Brasileiro ganhar o MSI teríamos 2 times Brasileiros disputando o mundial de League of Legends, mas isso nunca aconteceu. O Brasil nunca foi muito bem nos mundiais, mas isso é assunto para outro artigo.



FPX - CHINA CAMPEÃ DO MUNDIAL DE 2019



Atualmente o CBLOL é disputado por 8 equipes que são elas:


· Flamengo eSports

· INTZ

· Fúria Upercut

· paiN Gaming

· Redemption Porto Alegre

· Vivo Keyd

· Kabum

· Prodigy


O time com maior números de títulos do CBLOL é a INTZ com 4 títulos


Os times com maiores números de vice campeonatos são: Vivo Keyd e CNB com 4 vices


O Jogador com o maior numero de titulos do CBLOL é Felipe ‘’BRTT’’ Gonçalves hoje atirador da paiN Gaming



O time até o ano passado com o maior numero de participações no CBLOL era a CBN com 15 participações. Porém o time se desfez e deu uma pausa em suas atividades profissional.

Curiosidade: o time da CNB atualmente tem como seus ‘’donos’’ o Ex-Jogador Ronaldo Fenômeno e o jogador de Poker André Akkari



Agora que você já entente como funciona um campeonato de Lol ( League of Legends ) Chegou a hora de conhecer onde você pode aplicar isso. A 188 sempre disponibiliza jogos de Lol na sua aba de eSports (Se você ainda não tem conta pode se cadastrar clicando aqui: 188eSports) Como o nosso CBLOL ele ainda é considerado ‘’pequeno’’ visto as outras ligas.


O mais comum que você vai encontrar é mercado de 1x2 para quem vai vencer as partidas, em fases finais como são disputadas partidas MD3 você tem a opção de:

Handicap -1,5 / Handicap +1,5 no Lol o handicap funciona para números de jogos. Quando temos uma equipe favorita, e você tá dizendo que eles vão fechar a serie com o placar de 2 x 0


Algumas vezes vemos essa mesma linha de Handicap porem para jogos, em uma partida MD5 (5 jogos) você costuma ter o Over 4,5 ou Under 4,5 que indica que: Teremos mais ou menos de 4 partidas, pois no formato MD5 temos a possibilidade de 5 jogos com a partida terminando em 3x2


A partida só termina quando a base inimiga é derrubada, assim contabilizando 1 ponto para o time, porém em ligas maiores, já cheguei a ver mercados de tempo com Over e Under. Over 35,5 Under 35,5 que significa que, a partida dure Mais ou Menos de 35 minutos e meio. A maior partida de Lol foi entre SK Telecom T1 e Jin Air Greenwing que durou 94m. Porém uma partida padrão a nível competitivo dura entre 35m a 40m.




30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page