tipsterarruda

9 de out de 20209 min

Curiosidades sobre a MLS. Regras, termos e muito mais!

Bom primeiro temos que falar da duvida que acredito que seja da maioria das pessoas por que nos EUA o futebol e chamado de Soccer?

No século 19, nos Estados Unidos, crescia a prática de um esporte parecido com o rúgbi, que por lá tinha o nome de American Football, ou simplesmente football. Quando o nosso futebol chegou aos Estados Unidos , ele foi chamado de Assosiation football, ou seja , o esporte padroniazado pela football association, logo, o nome do bate bola foi abreviado para association , depois apena assoc, até chegar a forma usada hoje , com o sufixo ER , ou seja , SOCCER;

E isso se deu por uma questão de HIERARQUIA ESPORTIVA por lá, sendo que antes da chegada do nosso futebol(soccer), o futebol americano e o rugby já eram e continuam ate os dias atuais, muito popular no pais;

Histórico da competição e formato:

Em 1988, os Estados Unidos recebeu o direito de receber a Copa do Mundo de 1994. A USSF acordou com a FIFA que para realizar o evento, seria criada uma liga profissional de futebol nos Estados Unidos. O país não possuía uma liga de primeiro nível desde 1984, quando a North American Soccer League foi extinta. A liga foi oficialmente anunciada no dia 17 de dezembro de 1993.

A primeira temporada da Major League Soccer ocorreu em 1996. O primeiro jogo oficial da MLS foi uma partida entre San Jose Clash e D.C. United, no dia 6 de abril de 1996 no Spartan Stadium em San Jose.

As primeiras sete equipes da Major League Soccer foram anunciadas no dia 15 de junho de 1994. No total, dez equipes disputaram a primeira edição em 1996, divididos em duas conferências:

Conferência Leste:

Columbus Crew

DC United

New England Revolution

New York Metrostars

Tampa Bay Mutiny

Conferência Oeste

Colorado Rapids

Dallas Burn

Kansas City Wizards

Los Angeles Galaxy

San Jose Clash

Expansão e mudanças

Columbus Crew Stadium, estádio do Columbus Crew.

Red Bull Arena, estádio do New York Red Bulls.

A liga se ampliava a 12 equipes em 1998, ao ser adicionado o Chicago Fire à conferência Oeste e o Miami Fusion à conferência Leste. A partir do ano de 1999 o San José Clash trocou de nome e passou a se chamar San José Earthquakes. Em 2000, a liga se reorganizou em conferências Leste, Central e Oeste; Chicago, Tampa Bay, Dallas e Columbus foram movidos à nova conferência central. Na temporada de 2001, as duas equipes da Flórida (Miami Fusion e Tampa Bay Mutiny) foram dissolvidas e a liga voltou a ser de dez equipes divididas em duas conferências, como era antes, mas com o Chicago Fire na conferência Leste.

Na temporada de 2004, a liga se ampliou outra vez, acrescentando o Real Salt Lake, de Salt Lake City, e o Chivas USA, que compartilha o estádio Home Depot Center com o Los Angeles Galaxy. As duas equipes novas foram colocadas na Conferencia Oeste, movendo Kansas City para o Leste. Em 2005, o San José Earthquakes se mudou para Houston e renomeado para Houston Dynamo. Mas outra franquia com o mesmo nome compartilhando a história dos Earthquakes foi instaurada na temporada de 2008.

Em 9 de março de 2006, a multinacional de bebidas energéticas Red Bull comprou o MetroStars e rebatizou-o Red Bull New York.

Na temporada de 2007, uma nova ampliação. Pela primeira vez uma equipe do Canadá participa da liga: o Toronto FC. Eventualmente todas as três maiores cidades canadenses conseguiram times, com o Vancouver Whitecaps em 2011 e o Montreal Impact no ano seguinte.

A expansão garantiu franquias à Seattle (Seattle Sounders FC, fundado em 2009 após absorver a equipe e elenco de uma equipe homônima da USL First Division),[10][11] Filadélfia (Philadelphia Union em 2010) e Portland (Portland Timbers em 2011).

Após a temporada regular de 2014, o Chivas USA encerrou as operações e deixou a liga. Em 2015, estrearam o New York City Football Club e o Orlando City SC. Com isso, a liga chegou a 20 equipes e realinhou suas conferências.

Em 2017, estrearam Atlanta United FC e Minnesota United FC. Em 2018, foi a vez do Los Angeles FC. Em 2019, o Cincinnati FC entrou como a 24ª equipe da liga.

Na temporada 2020 o Inter Miami CF e o Nashville SC Estrearam na liga , e a ideia e que ate 2023 a liga tenham ao todo 30 franquias;

A Major League Soccer é o principal campeonato de futebol dos EUA, contando também com equipes do Canadá, tida como a primeira divisão profissional do esporte pela United States Soccer Federation, que é oficialmente membro da FIFA, e que ajuda a promover este desporto nos EUA. Disputada em dois estágios, a liga é composta de 26 times, sendo 23 dos Estados Unidos e 3 do Canadá, tendo seu início em março e término em outubro de cada ano, com cada equipe disputando 34 partidas no total; o time com o maior número de pontos na primeira fase da competição é premiado com a taça Supporters' Shield, sendo que a segunda fase é disputada pelos 12 melhores times da primeira em sistema eliminatório. O vencedor da segunda fase, consequentemente, é nomeado o grande campeão da MLS.

Formato da liga

Temporada regular

Disputada entre os meses de março e outubro, onde todos os clubes se enfrentam entre si em jogos de ida e volta. Cada equipe joga 34 vezes, 17 em casa e 17 fora, a maior parte contra equipes de sua conferência. A pontuação é dividida entre a da Conferência, para determinar classificados para a segunda fase, e geral, com o time mais bem-sucedido na temporada regular vencendo o MLS Supporters' Shield.

Playoffs

Disputado entre os meses de outubro e novembro em jogos de ida e volta. Seis times de cada conferência se classificam, semelhante ao sistema de playoffs (mata-mata) da NFL, os dois primeiros de cada conferência são classificados automaticamente para as semi-finais de conferência, enquanto os terceiros enfrentam os sextos de cada conferência e os quartos enfrentam os quintos no Knockout Round, uma espécie de repescagem (diferente das semi-finais de conferência, o Knockout Round é um jogo único, sem ida e volta). Os vencedores do primeiro jogo enfrentam os primeiros melhores de suas respectivas conferências, já os vencedores do segundo jogo enfrentam os segundos melhores de cada conferência.

MLS Cup

Disputada em dezembro em jogo único entre os campeões de Leste e Oeste. O estádio escolhido é a do finalista com melhor campanha na temporada

CURIOSIDADES:

Nos primeiros anos de liga existia uma regra chamada Shoot-Out: para resolver os jogos empatados. Se o jogo terminasse com um empate, uma situação similar à definição de pênaltis ocorreria:

Um jogador receberia a bola a 35 metros do gol com cinco segundos para anotar. Como os pênaltis, era uma competição com cinco tentativas para cada equipe. Se o resultado era todavia empate, haveria outra série de Shoot-Out'. A equipe que ganhasse recebia um ponto (a diferença de três pontos para uma vitória), a equipe que perdesse recebia zero.

Depois a liga experimentou o gol de ouro , mas também não teve apelo dos jogadores muito menos dos fãs, então resolveu adotar o modelo tradicional de definição de jogos .

Conhecendo alguns termos:

Lamar Hunt U.S Open Cup: Nome dado à Copa dos Estados Unidos, que nada mais é do que a tradicional copa nacional que todo país tem.

All-Star Game: Jogo que reúne os melhores jogadores da temporada. No caso da MLS, estes jogadores formam uma só equipe e enfrentam uma equipe adversária previamente escolhida.

Conferência: Nome dado às duas subdivisões da MLS. Elas se dividem de acordo com as suas localizações geográficas. Os campeões de cada conferência se enfrentam na MLS Cup.

SuperDraft: Processo de recrutamento de novos jogadores para a MLS. Em geral, ele é realizado a partir da escolha de jogadores oriundos das universidades americanas que são selecionados numa ordem inversa à classificação da temporada anterior. A ordem do SuperDraft é a seguinte: equipes de expansão – equipes não classificadas aos playoffs da temporada anterior – equipes que disputaram os playoffs da temporada anterior – equipes que disputaram a MLS Cup da temporada anterior.

Combine: Conjunto de provas de habilidades físicas e técnicas nas quais os jogadores universitários têm a oportunidade de demonstrar seu talento futebolístico para os representantes das franquias.

CONCACAF Champions League: Competição intercontinental entre clubes da América central e do norte. Similar à Libertadores, dá ao campeão uma vaga no mundial de clubes.

Jogador Designado (Designated Player): Jogador que recebe salário acima do máximo estipulado pela MLS. Cada franquia pode ter apenas três Jogadores Designados.

Jogador Internacional (International Player): Como o nome já sugere, jogador que não tem cidadania americana. Os times da liga podem ter, originalmente, oito estrangeiros, mas podem adquirir novas vagas por meio de trocas.

Jogador da franquia (Franchise Player): Jogador contratado como principal estrela e que se encaixa perfeitamente no time, levando sua equipe a vitórias, bons resultados e se tornando a principal referência técnica do time.

Most Value Player (MVP): Prêmio dado ao principal jogador da temporada.

Homegrown: Jogador formado na base do clube. As franquias podem assinar contrato com seus Homegrown mesmo que eles estejam na faculdade, impedindo-os de ir ao Draft.

COMPETIÇÃO

Major League Soccer (MLS): Nome dado à liga profissional de futebol dos Estados Unidos e Canadá.

Supporters’ Shield: Campeão geral da Liga na fase dos pontos corridos. Título dado ao time de melhor campanha no geral.

MLS Cup Playoffs: Fase de mata-mata onde as melhores equipes da primeira fase se enfrentam para chegar à grande decisão.

MLS Cup: A grande decisão da MLS. É o título mais importante dos futebol nos Estados Unidos. Similar à Stanley Cup (NHL), World Series (MLB), NBA Finals (NBA) e ao Super Bowl (NFL).

Lamar Hunt U.S Open Cup: Nome dado à Copa dos Estados Unidos, que nada mais é do que a tradicional copa nacional que todo país tem.

All-Star Game: Jogo que reúne os melhores jogadores da temporada. No caso da MLS, estes jogadores formam uma só equipe e enfrentam uma equipe adversária previamente escolhida.

Conferência: Nome dado às duas subdivisões da MLS. Elas se dividem de acordo com as suas localizações geográficas. Os campeões de cada conferência se enfrentam na MLS Cup.

SuperDraft: Processo de recrutamento de novos jogadores para a MLS. Em geral, ele é realizado a partir da escolha de jogadores oriundos das universidades americanas que são selecionados numa ordem inversa à classificação da temporada anterior. A ordem do SuperDraft é a seguinte: equipes de expansão – equipes não classificadas aos playoffs da temporada anterior – equipes que disputaram os playoffs da temporada anterior – equipes que disputaram a MLS Cup da temporada anterior.

Combine: Conjunto de provas de habilidades físicas e técnicas nas quais os jogadores universitários têm a oportunidade de demonstrar seu talento futebolístico para os representantes das franquias.

Canadian Championship: É a Copa do Canadá. Originalmente disputada entre os canadenses da MLS e que agora ganhou a companhia dos times da Canadian Premier League. O campeão se classifica para a CONCACAF Champions League. Pela existência da Canadian Championship, nenhum time do Canadá obtém vaga para a Champions via MLS.

CONCACAF Champions League: Competição intercontinental entre clubes da América central e do norte. Similar à Libertadores, dá ao campeão uma vaga no mundial de clubes.

JOGADORES

Jogador Designado (Designated Player): Jogador que recebe salário acima do máximo estipulado pela MLS. Cada franquia pode ter apenas três Jogadores Designados.

Jogador Internacional (International Player): Como o nome já sugere, jogador que não tem cidadania americana. Os times da liga podem ter, originalmente, oito estrangeiros, mas podem adquirir novas vagas por meio de trocas.

Jogador da franquia (Franchise Player): Jogador contratado como principal estrela e que se encaixa perfeitamente no time, levando sua equipe a vitórias, bons resultados e se tornando a principal referência técnica do time.

Most Value Player (MVP): Prêmio dado ao principal jogador da temporada.

Homegrown: Jogador formado na base do clube. As franquias podem assinar contrato com seus Homegrown mesmo que eles estejam na faculdade, impedindo-os de ir ao Draft. Saiba mais clicando AQUI.

EQUIPES

Franquia (Franchise): Os times da MLS são franquias e não clubes, como ocorre no Brasil. O termo franquia se dá ao fato de que a liga é dona dos direitos de se ter uma equipe e vende a investidores o direito de formar uma equipe em alguma cidade, sendo esta pré-aprovada pela MLS. Para ilustrar esta situação, há o caso do Chivas USA, que fechou as portas. Posteriormente, a MLS “pegou de volta” a vaga e repassou para os interessados em um novo time, surgindo daí o Los Angeles FC.

Expansões (Expansions): Futuras franquias que entrarão na MLS. As novas equipes são chamadas de “equipes de expansão”, pois fazem parte de um programa de crescimento ou expansão da liga;

USMNT: Sigla para “Seleção Nacional Masculina dos Estados Unidos”. Sempre utilizada quando alguém se refere ao time americano.

Teto Salarial: Valor disponível para cada franquia arcar com os custos dos salários do elenco. É uma prática comum em outras ligas esportivas americanas que visa o equilíbrio financeiro e técnico entre as franquias.

Targeted Allocation Money (TAM): Valores estratégicos fornecidos pela MLS às franquias. Eles podem ser usados para a contratação de Jogadores Designados, por exemplo.

General Allocation Money (GAM): Dinheiro disponível nas franquias, que estão além de seu orçamento com salários. Os valores são repassados anualmente pela MLS.

SuperDraft: A seletiva mais importante da temporada. Realizada no inicio de cada ano, bem antes do começo das temporadas, o SuperDraft é onde os jogadores universitários são escolhidos pelas equipes da Major League Soccer, semelhante ao que acontece na NFL, NBA, MLB, NHL e demais ligas americanas.

Draft de Expansão: Toda nova franquia, em sua primeira temporada, participa do Draft de Expansão. Cada nova equipe tem o direito de escolher cinco jogadores de qualquer equipe da MLS, sendo um de cada equipe. As equipes que tiveram atletas escolhidos no último Draft de Expansão estão imunes e cada time pode proteger (ou impedir que a nova franquia escolha) até dez jogadores de seus elencos.

Re-entrada: Menos importantes que os anteriores, o Draft de Re-entrada serve para que os jogadores dispensados pelas franquias possam se realocar em algum outro clube. Isso só é possível porque, na MLS, os atletas tem contrato com a liga e não com as equipes. Ao final do Draft, se o jogador não for escolhido por nenhuma franquia, ele fica livre no mercado americano. Esta condição não impede que o jogador seja contratado por uma equipe de outro país.

Bom espero ter matado um pouco das duvidas e que possa de alguma forma ter ajudado vocês através deste artigo. até mais !

Fonte: www.territoriomls.com , www.mlsfanbase.com , www.mls.com , www.fifa.com , www.superinteressante.com.br

1190
1